Buscar
  • Blog arm exec

"Mares tranquilos não fazem bons marinheiros."Provérbio africano.

Estamos em hibernação! Nesse compasso de espera, em tempos tão incertos, queremos muito voltar à rotina que tínhamos, ou que será possível reconstruir a partir dessa nova realidade pós-pandemia.

Quanto maior é a empresa, natural que o tempo e espaço de manobra para uma nova direção não sejam tão dinâmicos. É como comparar um barco a um navio, o primeiro basta o vento soprar diferente já muda totalmente a direção, ao passo que o segundo tem uma estrutura pesada, precisa de muito mais força, potência para mudar de rumo.

Os pequenos negócios são os mais sensíveis a qualquer intercorrência, como a que estamos passando, contudo, possuem uma capacidade ímpar de adaptação, criatividade, ousadia, agilidade e muita coragem.

Sabemos que a economia informal, constituída por empreendedores intuitivos, talentosos e com muita garra, são fontes de estudo e nos serve de inspiração, para desenvolvermos esses mesmos comportamentos, ou seja, saber mudar com a mudança. Onde muitos identificam apenas dificuldades, se destacam aqueles que enxergam oportunidades.

Arriscar-se, deixando de lado o medo do fracasso, uma certa dose de coragem e rebeldia para inovar, reprogramar a rota, porque aquele primeiro caminho planejado não existe mais. Retomando o exemplo do barco, numa noite escura, ajustar a vela, seguir para onde está a demanda, o consumo.

Reconhecer suas capacidades, manter o foco no seu propósito de vida será essencial para guiá-lo nessa missiva, o farol que todo navegante confia em sua viagem.

Ninguém é uma ilha e essa pandemia nos trouxe essa aprendizagem. A conexão com outras pessoas e empresas, as quais também enfrentam seus desafios, é uma usina de ideias, apoio e engajamento na busca de novos horizontes, ao ritmo de um dia por vez.

Entre tentativas e erros, precisamos seguir confiantes no acaso. Não podemos naufragar nesse mar de incertezas, não se trata de subestimar o ambiente, mas sim de conhecer a potência e a vontade do marinheiro.

8 visualizações

© 2020 Direitos Reservados

  • LinkedIn ícone social